segunda-feira, 21 de maio de 2007

A função Planejamento no contexto da profissão do farmacêutico

Pessoal,

Aproveitando o assunto da aula sobre "Planejamento", releiam os conceitos sobre o mesmo abaixo e respondam à tarefa.

“Planejar é preparar-se para enfrentar o futuro, reduzindo riscos, aproveitando oportunidades.”

É um processo...
-pelo qual se decide quais são os objetivos e como iremos atingi-los;contínuo, que está sempre mudando devido às condições externas ( importância da flexibilidade, envolvendo noções de percepção, análise, pensamento, conceitual, comunicação e ação );que ocorre em todos os tipos de atividades, desde as mais simples ( como planejar o trajeto a seguir quando se quer chegar em algum lugar), até as mais complexas, dentro de grandes empresas. Assim, pense na função planejar dentro do contexto da profisssão do farmacêutico nas mais variadas alternativas e traga contribuições dentro desse assunto. Use exemplos como no caso de uma farmácia comercial (em atividades como compra de medicamentos, marketing), em um laboratório de análises clínicas (compra de matéria-prima, marketing, recrutamento e seleção de funcionários, expansão das atividades), em uma indústria farmacêutica (adequação entre produção e demanda)...

47 comentários:

Unknown disse...

Fazer planejamento em farmácias comercias é extremamente importante, um exemplo de planejamento é o processo de automação em uma farmácia, onde é sempre recomendável definir um profissional para acompanhar todo o processo de automação. Ele precisa entender do negócio e ter algum conhecimento de informática. A escolha pode recair sobre um funcionário da própria empresa ou um profissional de fora, de uma consultoria especializada.Levantar dados sobre o dia-a-dia da farmácia é fundamental no planejamento da automação e ajuda muito na escolha do fornecedor das soluções. Devem-se observar também os problemas. Depois de concluído, o levantamento serve de base para que o farmacêutico eleja as áreas prioritárias no processo de automação.Para escolher a empresa que fornecerá o software e os equipamentos, deve-se observar o preço, mas não se pode deixar de levar em conta aspectos como experiência no segmento, suporte técnico e treinamento oferecido. É importante buscar referências sobre o fornecedor e, se possível, verificar como é sua relacão com outros clientes.

Aline

Pi do Amaral disse...

Quanto a um laboratório de análises clínicas, por exemplo, o planejamento adequado pode ser a chave para o sucesso do empreendimento. A racionalização da compra dos materiais, como os Kits, que fazem parte da rotina desses laboratórios. Fazendo-se pesquisas, estimando racionalmente o número de Kits necessários para determinado tempo de atividade, evitando assim grandes compras. A utilização do sistema de comodato, onde os equipamentos são emprestados pelos fabricantes de determinados produtos, mediante a compra dos mesmos, evitando grandes investimentos em equipamentos muito caros. Esses são apenas alguns exemplos de onde o planejamento pode ser aplicado.
Fabiane.

Unknown disse...

O planejamento, numa indústria farmacêutica, é de fundamental importância. Um exemplo de planejamento é o lançamento de um novo fármaco. O fármaco deve ser planejado para suprir uma determinada área do mercado. A partir daí, começam os estudos sobre a melhor fórmula e o melhor procedimento para produção deste medicamento. O planejamento tb permite avaliar os lucros da industria com a venda deste medicamento. Se o medicamento não apresentar nada de inovador, pode não ter o lucro esperado. Para tanto, o melhor é uma pesquisa de mercado antes de planejar este medicamento.

Andrieli

Unknown disse...

Na indústria farmacêutica, por exemplo, pode-se planejar no sentido de produzir fármacos de acordo com a demanda de mercado. O maior interesse das empresas são nos casos em que se precisa fazer uso contínuo do medicamento, o que gera mais lucros. Outro fator importante no planejamento na indústria é treinar o pessoal, a fim de garantir a qualidade do produto final, gerando menos gastos. Planejamento de compras de matérias-primas para não ocorrer falta de produto durante o processo de produção.

Unknown disse...

Em uma farmácia de manipulação, por exemplo, no momento da compra da matéria-prima o planejamento é de fundamental importância para evitar que determinada substância acabe ultrapassando o período de validade, com consequente desperdício, caso o produto do qual faz parte não alcance as vendas esperadas. No caso de um laboratório de análises clínicas, o planejamento é importante no momento da compra dos kits necessários para a realização dos exames de rotina. Caso determinado exame não alcançar a demanda esperada, os kits referentes a este exame acabarão desprezados por perda da validade, gerando grandes gastos desnecessários. Todos esses problemas podem ser evitados através de pesquisas prévias e análise das reais necessidades do laboratório, farmácia ou indústria em questão.

Patrícia

Fabia disse...

A disseminação dos medicamentos genéricos provocou um aumento da competição entre laboratórios farmacêuticos em determinados segmentos e uma conseqüente pressão por redução de preços.
O laboratório que produz um medicamento genérico de boa qualidade e com preço competitivo consegue melhores lucros. Neste contexto, o setor de planejamento da produção na indústria farmacêutica desempenha um papel importantíssimo sendo responsável pela redução de custos de produção e aumento da margem de lucro das empresas.
O grande problema é que a maioria das indústrias farmacêuticas como Achè, Roche, Aventis, entre outras, não utiliza métodos estatísticos em seus processos de planejamento de produção e estoques (segundo recente pesquisa) por não disporem de pessoal capacitado para o desenvolvimento e implantação de modelos analíticos, ou porque os modelos analíticos disponíveis não são adequados às necessidades das empresas e até mesmo por falta de aderência, complexidade, e dificuldade de operacionalização por parte dos funcionário.
Esta falta de planejamento adequado resulta em gastos elevados com a produção dos medicamentos, aumento de estoques de produtos e perdas de faturamento.
Fonte: http://www.scielo.br/scielo.

Unknown disse...

Em uma Indústria Farmacêutica, o planejamento investimentos em pesquisa é muito importante. Desenvolver novos fármacos necessita de muitos anos de estudo, testes de suas propriedades físicas e testes toxicológicos, e o farmacêutico está diretamente envolvido em todas essas fases. Todo esse processo gera custos muito grandes. Para amenizar gastos o planejamento é muito importante, uma das maneiras de fazer isso é investir no desenvolvimento novos medicamentos com pequenas alterações na molécula de fármacos antigos, que já tem suas propriedades conhecidas, assim o tempo gasto com esses testes é reduzidos, pois normalmente o medicamento vai pertencer a mesma clásse do que lhe deu origem com alterações pequenas, já se sabe que testes fazer, e o risco de o novo medicamento "não dar certo" é reduzido. Essa pequenas alterações modificam que a molécula levam a patentes de novos medicamentos com economia de alguns anos de estudo e com isso também economia de muito dinheiro.

karine disse...

Em um laboratório de análises clínicas o planejamento deve ser feito constantemente para que o laboratório obtenha reconhecimento. A marcação dos exames deve ser realizada de acordo com a capacidade de atendimento dos funcionários com a demanda de pedidos. No caso de um laboratório grande, para melhorar a qualidade do atendimento pode ser investido em um sistema informatizado que facilitará a execução das atividades como também o acesso aos resultados.

Unknown disse...

Fazer planejamento em farmácia comercial requer conhecimento das principais atividades desenvolvidas pela concorrência e sobre o tipo de clientes da região onde o estabelecimento encontra-se localizado. Por exemplo, se a região de abrangência da farmácia atende um número considerável de pessoas idosas seria importante planejar práticas que satisfará o bem estar desses pacientes. Isso refletiria em uma maior preocupação com atividades como compra de medicamentos e marketing voltados a esta faixa etária. Com o objetivo de melhor atendê-los seria importante fazer uma revisão bibliográfica sobre a fisiologia do idoso e suas principais patologias, para assim realizar a compra dos medicamentos com base nos dados encontrados. A partir das informações obtidas deve-se realizar uma metodologia adaptada à realidade do local. Organizar passo a passo as etapas do Seguimento Farmacoterapêutico, ou seja, a maneira que o profissional farmacêutico deve proceder nos sucessivos encontros com o paciente para estabelecer uma relação de confiança com o mesmo, o que irá permitir obter o máximo de informações sobre seus problemas de saúde, seus medicamentos e hábitos de vida, tornando-se mais fácil detectar, resolver e prevenir os PRM (Problemas Relacionados com os Medicamentos) reais e potenciais. Atribui-se como ponto chave para o êxito da prática da Atenção Farmacêutica as habilidades de comunicação desenvolvidas pelo profissional farmacêutico com o paciente, com o médico e outros profissionais da área da saúde. Com melhor relação e conhecimento das necessidades do paciente será possível melhorar as atividades de compras e alcançar melhora da qualidade de vida destes pacientes produzindo um bom marketing para o estabelecimento farmacêutico.

Unknown disse...

Em todas as áreas de atuação do farmacêutico, é de extrema importância o ato de PLANEJAR para se obter sucesso, seja qual for o empreendimento.
Em uma indústria, por exemplo, torna-se interessante que toda a equipe de profissionais se reúnam e opinem, contribuindo com idéias novas para a melhoria da empresa. em uma farmácia comercial, na compra de medicamentos, deve ser feita uma pesquisa buscando obter informações sobre as necessidades da população, número de vendas, enfim.
Na área de pesquisa de novos fármacos, o estudo deve ser planejado com base no que já se tem publicado na literatura científica, ou seja, deve ser feita uma revisão bibliográfica para poder planejar a pesquisa, a qual só terá sucesso, contribuindo com melhorias na área, se for relevante, de acordo com as necessidades.
Assim, nota-se que projetar/ planejar/ pensar com antecedência para agir/ pesquisar/ montar um plano,... é algo fundamental para atingir determinado objetivo, seja ele qual for, dentro de todas as áreas de atuação do farmacêutico.

Unknown disse...

Na indústria, o Planejamento Racional de Fármacos é a forma de melhor relação custo/benefício para o desenvolvimento de novas drogas, podendo contribuir em todas as etapas do processo, desde a descoberta de compostos de partida, sua otimização (afinidade, especificidade, eficácia, efeitos colaterais) e aprovação pelos organismos competentes.
O planejamento na farmácia comercial compreende atividades como: identificar quem são os clientes e quais as suas necessidades, planejando o processo de compra de medicamentos e oferecendo produtos/serviços que correspondam a essas necessidades.
Em laboratórios de análises clínicas é importante planejar a compra dos materiais conforme a rotina do laboratório e seguindo dados estatísticos relacionados ao número mensal de pedidos para determinado exame etc.

Léo disse...

No contexto farmacêutico o planejamento também é muito importante.
Por exemplo, na seleção de funcionários para um laboratório de Análises Clínicas. Após o planejamento, o farmacêutico ou a pessoa responsável pela contratação saberá, exatamente, quais as necessidades daquele laboratório e, assim, definirá o perfil do funcionário que deve ser contratado.
Se está ocorrendo um problema de atraso nas coletas de sangue ou dificuldade de coletas em crianças, então o funcionário a ser contratado deve atender a essa necessidade, ou seja, deve ter experiência em coleta de sangue.
Ou,ainda,ao se fazer um planejamento correto, o farmacêutico ou a pessoa responsável pela contratação de funcionários perceberá que é fundamental ter na sua equipe um farmacêutico que tenha algum conhecimento nos equipamentos de laboratório ou que se proponha a fazer cursos para aprender. Para que, quando ocorrer um problema no funcionamento desses equipamentos, o próprio funcionário do laboratório tenha condições de solucionar ou de decidir se é necessário chamar um técnico.
Aline Foletto

Unknown disse...

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.
Na profissão farmacêutica, o planejamento deve ser adotado para a realização de variadas tarefas, entre elas: planejamento e padronização na escolha de medicamentos essenciais a nível regional, de acordo com o quadro social e econômico local; planejamento de aquisição, armazenamento, controle de qualidade, estoque, distribuição e dispensação de medicamento.

Lucas disse...

O Profissional Farmacêutico, enquanto elemento que tem no medicamento o seu eixo central de atuação, tem um papel de elaborador e gerenciador do planejamento das ações nesta área e este deve ser além de um compromisso científico, uma atribuição social de transformação do Profissional de Saúde.
O Farmacêutico é o profissional da área de saúde que trabalha o fármaco no aspecto social, científico e tecnológico, que tem o dever ético de estar comprometido com a política de saúde e em particular de planejar, desenvolver e implantar políticas de medicamentos que atendam as reais necessidades nacionais e regionais, promovendo assim uma assistência farmacêutica crítica e efetiva em todos os níveis das diversas ações de saúde individuais e coletivas.

Renata disse...

O planejamento é condição básica para o sucesso de qualquer trabalho que procure a melhoria da qualidade. Esse planejamento deverá ser feito nas diversas etapas da cadeia de fornecimento de um produto ou serviço, isto é, desde a pesquisa de mercado, o projeto, o fornecedor até a loja que fornece este item ao consumidor ou cliente. Por exemplo: ao abrir uma farmácia comercial, é de extrema importância realizar uma eficiente pesquisa de mercado para que através disso possa se saber quais os medicamentos e materiais mais vendidos. Com isso evita-se de ter medicamentos na farmácia que não são frequentemente usados pelo publico alvo, evitando o vencimento do mesmo e o prejuízo pela perda do medicamento, pois a indústria não recebe de volta medicamentos vencidos. Outra importância da pesquisa de mercado é saber o preço em que é vendido cada medicamento, pois de nada adianta ter o medicamento requerido pelo consumidor se este está muito acima da media vendida em outras farmácias. Além disso também é muito importante proporcionar treinamento adequado aos funcionários para que possam proporcionar um bom atendimento ao consumidor, além de pesquisar qual o melhor fornecedor para cada tipo de produto. Enfim, é preciso planejar cada etapa de um novo empreendimento para que se possa alcançar sucesso total. Portanto fica claro que a qualidade somente será conseguida se ela for planejada e que este planejamento ocorra de forma organizada, isto é, dentro de uma seqüência de eventos pré determinada.

Unknown disse...

Dentro da profissão farmacêutico planejar é uma tarefa fundamental. Em um laboratório de análises clínicas é necessário fazer um planejamento da compra de reagentes de acordo com a demanda dos exames para que os mesmos não atinjam o prazo de validade ou também para que não falte para a realização de exames e acabe atrasando o prazo de entrega dos exames. Em um farmácia de manipulação o planejamento também é fundamental para que a compra de matérias primas seja suficiente para demanda dos produtos não havendo vencimento e nem falta dos mesmos para a produção necessária.
Gabriela Colpo

Unknown disse...

Para desenvolver um programa de atenção farmacêutica para idosos nas farmácias comerciais o planejamento torna-se importante, uma revisão bibliográfica que faz referência ao histórico da Atenção Farmacêutica, de onde surgiu e como evoluiu; à fisiologia do idoso e suas principais patologias; ao Estatuto do Idoso que é a legislação que assiste às pessoas com idade igual ou maior a 65 anos, buscando-se esclarecer em que consiste e como se aplica. Em seguida planeja-se um plano de atuação para implantação e prática deste programa na farmácia, fazendo-se uma adaptação da mesma à realidade local. Norteia-se passo a passo as etapas do Seguimento Farmacoterapêutico, ou seja, a maneira que o profissional farmacêutico deve proceder nos sucessivos encontros com o paciente para estabelecer uma relação de confiança com o mesmo, o que irá permitir obter o máximo de informações sobre seus problemas de saúde, seus medicamentos e hábitos de vida, tornando-se mais fácil detectar, resolver e prevenir os PRM (Problemas Relacionados com os Medicamentos) reais e potenciais. Considera-se PRM real aquele que o paciente está apresentando e potencial aquele que pode vir a apresentar. Atribui-se como ponto chave para o êxito da prática da Atenção Farmacêutica as habilidades de comunicação desenvolvidas pelo profissional farmacêutico com o paciente, com o médico e outros profissionais da área da saúde. Também compara-se a realidade atual do ramo farmacêutico, a drogaria como estabelecimento meramente comercial ao invés de estabelecimento de saúde, com os objetivos desta prática, que buscam a melhora da qualidade de vida dos pacientes. Da mesma forma são apresentadas as necessidades de adequação estrutural das drogarias e também da preparação dos profissionais farmacêuticos para por em prática a Atenção Farmacêutica. Este trabalho busca demonstrar a necessidade de implantação de programas de Atenção Farmacêutica a Idosos que visem um melhor aproveitamento do seu tratamento farmacológico, para alcançar melhora da qualidade de vida destes pacientes.

Unknown disse...

Para montar uma farmácia, antes de começar a colocar em prática os passos necessários para a sua legalização, é preciso que o futuro empresário tenha uma série de conhecimentos fundamentais, como: conhecer o ramo de atividade onde vai atuar, o mercado, fazer um planejamento do que vai ser colocado em prática na nova empresa, estabelecer os objetivos que se pretende atingir, entre outros.

Para isso é preciso fazer um levantamento de dados e informações em uma série de órgãos (IBGE, sindicatos, associações, SEBRAE etc) para saber como se encontra este mercado, quanto o futuro empresário terá que vender por mês para não vir a fracassar, quanto poderá retirar por mês de pro-labore sem prejudicar o bom funcionamento da empresa, quais os impostos a pagar e suas alíquotas e quanto guardar de recursos financeiros para fazer frente aos compromissos nos primeiros meses. Enfim, é preciso fazer o planejamento financeiro e da estrutura da nova empresa.

Unknown disse...

Para uma farmácia comercial preparar um bom planejamento estratégico é necessário que ela adquira e analise todas as informações que afetam o seu negócio. Aí sim, ela estará apta para elaborar planos de ação que minimizem os efeitos de riscos e que propiciem que o negócio rume em direção às novas oportunidades, criando condições para que tenha uma melhor performance dentro do ambiente o qual está inserida.
O processo de administração estratégica começa com a análise do ambiente, ou seja, através da identificação de fatores, tanto externos quanto internos à organização, capazes de influenciar a capacidade da empresa em atingir suas metas. Monitorar o ambiente em que a empresa farmacêutica está inserida significa prever riscos e oportunidades (presentes ou futuros) que são fundamentais para sua sobrevivência, uma vez que oferece subsídios importantes para que reações às mudanças sejam realizadas adequadamente possibilitando o aumento do sucesso organizacional.
O desenvolvimento tecnológico dos últimos anos e o aumento da concorrência no mercado tem provocado uma mudança de comportamento das farmácias e drogarias, sejam elas pertencentes a grandes redes ou independentes, que começaram a investir em novas formas de gerenciamento e novas estratégias em busca do aumento de suas vendas e crescimento da gama de clientes.
Gabriela Schmidt

Maurício disse...

Qualquer empresa que visa expandir seus negócios deve em primeiro ligar criar um plano que será seguido para no final ter seus objetivos alcançados. Uma indústria que deseja começar a produzir um novo produto deve fazer pesquisas junto aos clientes para saber qual produto terá um bom aceite junto a população. A criação de novas filiais também é um passo que deve ser dado somente após um criterioso planejamento englobando uma série de pontos que culminarão no sucesso, no caso de um bom planejamento ou fracasso caso não seja feito o planejamento adequado.

Unknown disse...
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rafael perufo disse...

Não é suficiente considerar que se está oferecendo atenção
integral à saúde quando a Assistência Farmacêutica é reduzida à logística de
medicamentos (adquirir, armazenar e distribuir). É preciso agregar valor às ações e
serviços de saúde, por meio do desenvolvimento da Assistência Farmacêutica. Para
tanto é necessário integrar a Assistência Farmacêutica ao sistema de saúde; ter
trabalhadores qualificados; selecionar os medicamentos mais seguros, eficazes e
custo-efetivos; programar adequadamente as aquisições; adquirir a quantidade certa e
no momento oportuno; armazenar, distribuir e transportar adequadamente para garantir
a manutenção da qualidade do produto farmacêutico; gerenciar os estoques;
disponibilizar protocolos e diretrizes de tratamento, além de formulário terapêutico;
prescrever racionalmente; dispensar (ou seja, entregar o medicamento ao usuário com
orientação do uso); monitorar o surgimento de reações adversas, entre tantas outras
ações.

Unknown disse...

Em processos de automação de uma farmácia comercial, o planejamento deve ser feito através de objetivos e prazos antes de iniciar um projeto de automação. este processo deve ser feito com calma, ouseja, não se deve optar pela primeira solução em automação que se vê no mercado. Pois a automação precisa fazer parte de um processo muito bem planejado no qual se deve estabelecer objetivos, metas de trabalho e datas para sua implementação. Nesse caso, é importante o acompanhamento de um profissional especializado. já que esse processo também exigirá uma mudança na cultura de trabalho da empresa, o que só se tornará possível com o envolvimento e a colaboração de todos os profissionais, desde o pessoal do recebimento de mercadorias, balconistas e operadores de caixa, e chegando à gerência e à diretoria.

Tarcieli disse...

Para uma empresa desenvolver um bom planejamento, é necessário a aquisição e análise de informações que afetam o seu negócio. Assim, estará apta para elaborar planos de ação que diminuam os efeitos dos riscos e propiciem o alcance das metas traçadas.
O planejamento de um estabelecimento farmacêutico, não é diferente, é uma atividade de extrema importância que deve ser exercida pelo farmacêutico.
Toda farmácia precisa controlar rigidamente seu estoque, entrada e saída de produtos. Uma farmácia comercial possui grande quantidade de itens. Portanto, o farmacêutico tem que saber o que vende, por período, por dia, por semana, por mês e por ano. Para isso, podem ser realizadas pesquisas de mercado, a fim de conhecer os medicamentos mais consumidos pela população.
Também é imprescindível ter um rígido controle diário das contas bancárias, do que se vende e do que se compra, para que não estoure o fluxo de caixa.
É importantíssimo saber quando e quanto comprar de um determinado produto, para que não ocorra problemas de estoque parado, o produto ultrapassa o prazo de validade e, consequentemente, acarreta em prejuízos para a empresa. Além disso, deve-se evitar a falta de produtos nas prateleiras, a perda de vendas e a possível frustração do consumidor.

Unknown disse...
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Unknown disse...

Planejamento em uma farmácia comercial é muito importante, um exemplo disso é na área de marketing associado à farmácia. Dos vários tipos de mídias empregadas para a divulgação de um produto, a televisiva
é a mais abrangente e que promove um melhor retorno. Deve-se, porém , analisar a relação custo benefício através de um planejamento prévio para saber se essa farmácia tem recursos disponíveis para gastar com esse tipo de mídia, e se isso realmente trará retorno para farmácia.Na farmácia comercial é possível aplicar uma técnica chamada marketing direto, a
qual possui relação direta com a assistência farmacêutica, uma vez que trata o paciente
de maneira individualizada.Outra estratégia de venda muito empregada nos dias de hoje é chamada de desconto, mas deve ser
utilizada com cautela e jamais de maneira a induzir a automedicação.
Existem muitas estratégias utilizadas pelas farmácias na tentativa de se destacar,cabe ao farmacêutico fazer um planejamento para escolher a(s) estratégia(s) que mais se encaixa no perfil daquela farmácia.

Unknown disse...

O rápido avanço da indústria alimentícia trouxe a permanente necessidade de aprimoramento dos processos de produção, controle, estocagem e transporte de alimentos industrializados. Sem planejamento e técnicas específicas de preparo, embalagem e conservação, alimentos como o leite, a manteiga e o iogurte ficariam deteriorados no trajeto entre o produtor e a mesa do consumidor. Como as empresas de alimentos e bebidas geralmente vendem de acordo com o estoque, é fundamental que as mercadorias estejam á disposição para entrega quando o cliente solicitar. Logo, uma análise dos riscos e dos pontos críticos de controle estão se tornando cada vez mais importantes na etapa de planejamento.

cristiano disse...
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cristiano disse...

Em qualquer área de atuação do farmacêutico, como a indústria, laboratórios e farmácias, é fundamental o planejamento para que haja resultados em propostas anteriormente feitas. Para que isto seja realizado é necessário ter dados reais e o potencial que se tem em mãos para que o planejamento seja realizado com idéias para conseguir metas realizáveis.
Cristiano

Unknown disse...

Para se obter sucesso, o emprendedor deve primeiramente ter conhecimento de seu público alvo e saber quais características seu produto tem que ter para satisfazer os desejos e as necessidades do consumidor. Nesse contexto, um bom planejamento envolve também pesquisas que forneçam dados concretos das reais condições e necessidades do público. Tem-se como exemplo a empresa O Boticário na qual antes de lançar um perfume, averigou entre a população qual o aroma desejavam. Concluíram que os casais estavam a procura de um perfume na qual despertasse um desejo sexual no seu cônjuje. Foi então, produzido um perfume na qual foi líder de vendas.
No planejamento, é importante não só saber o quanto foi gasto para se obter uma boa margem de lucro, mas deve-se saber até quanto as pessoas seriam capazes de pagar por ele. Assim, no caso do perfume, percebeu-se que as pessoas estavam dispostas a viabilizar um dinheiro a mais pelo produto na qual garantia uma margem de lucro maior que o esperado.
Lidiane

Unknown disse...

Os 4 Ps são fundamentais no contexto do mundo farmacêutico, como em qualquer organização. Um dos principais setores onde é observada essa aplicação é na industria cosmética. A apresentação do produto é importante para chamar a atenção do cliente, sendo valida a utilização de recursos como cor, forma, textura que o público-alvo espera e assim convencer que aquele produto é o melhor no primeiro contato com o cliente. Em relação ao preço, esse deve ser estipulado de acordo com a população que se deseja atingir, claro que de acordo com os gastos para a sua fabricação. Deve-se levar em consideração a importância que muitos cosméticos possuem para a vida dos usuários. Assim, não é necessária a preocupação excessiva da redução de custo, pois este será vendido de qualquer forma devido a importância que lhe é dada. A distribuição deve levar a maior comodidade do cliente, sempre buscando saber qual o melhor local para atingir o publico (onde esse esta localizado). A comunicação é essencial para a popularidade do produto, devendo ser realizada de forma marcante e ressaltando o que o produto tem de melhor e o que os clientes mais esperam dele. A aplicação dos 4 Ps é de singular importância, serve como base para o sucesso de qualquer produto.

Unknown disse...

O planejamento é considerado a principal arma do sucesso de uma empresa. Através dele, traça-se objetivos e como deve-se alcança-las.
No ramo farmaceutico, exige um profissional que tenha conhecimento dos seus insumos. Porém, o setor administrativo do ramo farmaceutico dificilmente fica nas mãos desse profissional, ora porque não é qualificado suficientemente,ora não é de seu interesse ou por simplesmente que ocorre na maioria dos casos, o farmaceutico fica de fora dessas discussões.
Vou dar exemplo de planejamento. Antigripais são 30% mais vendidos entre os meses de abril a setembro. A UFSM e a farmácia escola devem abrir licitação a cada 3 meses. Ou seja, em novembro e janeiro deve-se pedir estes medicamentos para adquirir estoque para aquele ano. Um leigo correria o risco de errar nas quantias e pedir o insuficiente para aquele ano.

Marcelo disse...

Para o PLANEJAMENTO de um trabalho utilizando "MARKETING" é necessário inicialmente, a elaboração de um banco de dados que pode ser feito por meio de um INSTRUMENTO DE PESQUISA, na forma de questionário com perguntas diretas de preenchimento rápido para evitar aborrecimentos ou na forma de promoção como sorteio de algum brinde, para o qual o cliente necessite preencher um cupom, contendo as informações que interessem para um posterior trabalho.
Informações como IDADE, SEXO, MEDICAMENTOS QUE ESTÁ UTILIZANDO, são de extrema importância para que se possa, por exemplo, enviar mala direta com informativos sobre menopausa, gravidez na adolescência, hipertensão arterial, entre outros temas de relevância.
Para a FIDELIZAÇÃO dos clientes pode ser criado um "cartão personalizado". Se a farmácia for informatizada, o cartão poderá conter um código da barras, a partir do qual rapidamente será possível acessar a última compra deste paciente e o preço praticado. O HISTÓRICO DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS pode contribuir em muito para o auxílio a este paciente e estudos sobre interações medicamentosas.
Com base nos dados recolhidos, a farmácia poderá "PLANEJAR E PROMOVER" palestras e debates sobre assuntos de interesse da faixa etária selecionada. PEQUENAS ATITUDES podem fazer a DIFERENÇA entre uma farmácia e outra, devendo ser respeitado aquele cliente que não desejar participar de nenhum programa ou até mesmo do banco de dados. Não é difícil perceber quando o paciente está interessado em saber um pouquinho mais sobre determinado assunto ou a pressa não lhe deixa ao menos conferir se o que está adquirindo condiz coma prescrição. A ATENÇÃO e neste caso, não só a atenção farmacêutica, mas a atenção dos proprietários e balconistas é de GRANDE VALIA NA CONQUISTA DESTE CLIENTE. Um sorriso pode valer mais do que todos os medicamentos que estão na prateleira, um trabalho direcionado à necessidade deste paciente será o maior carinho que pode ser recebido. FIDELIZAÇÃO rima com ATENÇÃO, EMOÇÃO E CORAÇÃO, se o paciente sentir-se bem tratado, certamente aquele medicamento terá ação otimizada. A conquista e a cura começam pelo psicológico que deve estar muito bem, para depois dar início ao tratamento das enfermidades.
Essas e outras medidas podem ser planejadas objetivando a promoção do estabelecimento farmacêutico em questão, seja ele qual for...

Unknown disse...

O planejamento é extremamente importante em qualquer área.Um bom planejamento impede que tenhamos problemas futuros.numa farmácia é importante para promover uma maior dinâmica na farmácia.Po exemplo planejar o tipo de cliente que a farmácia quer atingir, assim podemos escolher o ponto que será melhor para atender estes clientes.Planejar o estouqe, as melhores datas para fazer as compras, os esquemas com os fabricantes.Planejar metas para a empresa e funcionários, dando recompensa aos colaboradores, estimulando esses a "vestirem a camiseta" da empresa.

Leila disse...
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Leila disse...

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Leila disse...

Por exemplo para desenvolver um progarma de atenção farmaceutica ao idoso é necessário um planejamento desde o estudo da fisiologia e principais patologias até o estudo do estatuto do idoso buscando esclarecer em que consiste e como se aplica. Após isso desenvolve-se um plano de atuação e as metodologias que serão usadas, estabelecendo uma relação de confiança com o grupo alvo permitindo obter o máximo de informações necessárias para uma melhor adptação e adequação do tratamento a ser estabelecido. Isto tudo é uma forma de palnejamento de extrema importância no meio farmacêutico.

Unknown disse...
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Unknown disse...

O planejamento é importante em qualquer uma das áreas de atuação do farmacêutico, seja num laboratório de análises clínicas, numa pequena farmácia e até mesmo numa grande indústria. O planejamento é um dos segredos para o sucesso! Através do planejamento é possível antever o que vai acontecer no mercado e saber quais serão as forças e fraquezas do negócio.
Em uma farmácia comercial, p. ex, o palnejamento é fundamental desde momento em que se decide abrir a famácia, ele compreende desde a escolha da praça até a alocação dos recursos; aluguel ou aquisição de imóvel, compras, marketing e comunicação para abertura, investimento necessário para o primeiro estoque...

Unknown disse...

Atividades farmacêuticas em uma farmácia hospitalar: Planejar, organizar e supervisionar as atividades na unidade de Farmácia sob sua responsabilidade;
planejar, orientar, acompanhar, avaliar e controlar os programas de organização das atividades técnicoadministrativas
do setor; prestar assistência farmacêutica integral na área de farmácia hospitalar:
aquisição, armazenamento, dispensação, controle e fracionamento de medicamentos; auxiliar nos
registros de entrada e saída de medicamentos e produtos correlatos; prestar atendimento e assistência a
pacientes ambulatoriais, internados ou semi-internados, quando necessário; prestar informações ao
Corpo Clínico; preparar antineoplásico; desenvolver as atividades de assistência farmacêuticohospitalar
inerente ao serviço; executar outras tarefas de mesma natureza e nível de dificuldade;
obedecer as normas técnicas de biossegurança na execução de suas atribuições.

Diego disse...

Um laboratório que precisa, por exemplo, aumentar o numero de clientes, para que seu faturamento aumente, e com isso, possa investir na compra de equipamentos, contratar pessoal ou fazer reformas, precisa de um planejamento sobre que formas o laboratório disponibiliza para cumprir suas metas. Um laboratório que possui um selo de qualidade para analise de salmonelas em alimentos, por exemplo, deve traçar estratégias de para aumentar seus clientes. Deve pesquisar que empresas necessitam deste tipo de serviço, aumentando assim o numero de clientes e aumentando o faturamento. Deve oferecer condições de melhores preços as empresas para facilitar a aceitação dos clientes. Além de demonstrar os resultados obtidos com o serviço, de modo que os clientes se incentivem a comprar os serviços prestados e com isso, atingir as metas propostas pelo laboratório.

Carol disse...

O planejamento de uma farmácia hospitalar é essencial para o seu funcionamento ideal.O responsável pelo setor de compras deve fazer um levantamento de todos os medicamento que saíram no mês e sua quantidade no estoque, para então realizar o pedido da compra, pedindo os medicamentos certos e a quantidade ideal dos mesmos.Dessa forma, evita-se a falta do medicamento e o desperdício de dinheiro.

Guilherme Schmith disse...

Numa farmácia comercial é muito importante definir qual segmento da população você pretende atinjir com determinado produto, com isso é possivel planejar qual será o público alvo, definindo como será feita a propaganda para atrair essas pessoas para a farmácia, quais locais são mais frequentados por essas pessoas, qual o nível econômico e de instrução dessa parte da população.

Felipe K. Hurtado disse...

Qualquer empresa grande que pretende expandir seus negócios precisa traçar metas. Para atingí-las, é necessário planejamento. Na indústria de medicamentos, por exemplo, para lançar um medicamento genérico no mercado é fundamental conhecer a legislação, ou seja, os aspectos legais referentes ao assunto. É preciso desenvolver uma formulação, aplicar os testes de controle de qualidade e enviar o lote para estudos de equivalência farmacêutica para atestar sua intercambialidade com o medicamento referência. Após isso, deve-se planejar o tamanho lote a ser produzido, a venda para distribuidores e a questão do marketing.

Unknown disse...

Uma indústria alimentícia que quer aumentar suas vendas, por conseqüência do lançamento de um novo produto ou melhorias em um produto jáfabricado, deve fazer o seguinte planejamento:
-pesquisa com consumidores para saber quais características gostariam que fossem melhoradas no produto (como cor, sabor, odor, textura, ou até mesmo valor mais baixo) ou quais produtos, ainda não disponíveis no mercado, que gostariam de adquirir;
-viabilidade para a produção do produto na indústria, como: necessidade de mais funcionários, espaço físico, equipamentos, etc;
-interesse d estabelecimentos em comercializar o produto;
-contatar fornecedores da matéria prima;
-estimar o valor final do produto, etc.

Unknown disse...

O Planejamento é um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado (Lacombe (2003, p.162).

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.
Em farmácias comerciais é preciso que se tenha metas pré-definidas, sendo assim é preciso planejar. Quando vai se fazer as compras de medicamentos já deve se ter uma idéia de quais são mais vendidos, em que época, por exemplo medicamentos contra hipertensão devem sempre estar disponíveis, pois são de uso continuo, já remédios como para resfriados a demanda é maior nos meses mais frios, devendo serem comprados em maior quantidade nesta época.
Em laboratório de análises clínicas planejar tb é muito importante. O farmacêutico deve comprar mais os kits que são feitos em maior quantidade, cuidando assim p que eles não cheguem a vencer, as vezes vale a pena terceirizar exames que sõa pouco frequentes do que comprar material para ser usado lá de vez em quando o que gera mais prejuízo do que benefícios a empresa.
Assim sempre deve se ter metas, objetivos que se quer alcançar, tendo um planejamento as chances de erro são bem menores.
Larissa

paula disse...

Uma farmácia comercial que pretende ampliar-se passando a produzir manipulados, por exemplo, deve planejar antes de qualquer atitude. Deve analisar se seus clientes sentem falta realmente, se seriam clientes também de medicamentos fabricados neste estabeleciemnto. Planejar um lançamento que chame atenção não só de seus clientes mas também de novos compradores. Planejar custos também é fundamental, prever o tempo de retorno dos investimentos será fundamental em decisões deste tipo.