segunda-feira, 28 de abril de 2008

Planejamento Estratégico

Continuando o post anterior, agora adicionamos o conceito estratégia ao planejamento...

Estratégia é a definição de como recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo. Usada originalmente na área militar, esta palavra hoje é bastante usada na área de negócios.

A palavra vem do grego antigo stratègós (de stratos, "exército", e "ago", "liderança" ou "comando" tendo significado inicialmente "a arte do general") e designava o comandante militar, à época de democracia ateniense. O idioma grego apresenta diversas variações, como strategicós, ou próprio do general chefe; stratégema, ou estratagema, ardil de guerra; stratiá, ou expedição militar; stráutema, ou exército em campanha; stratégion, ou tenda do general, dentre outras.

O Planejamento estratégico é um processo gerencial que permite estabelecer um direcionamento a ser seguido pela organização, com o objetivo de se obter uma otimização na relação entre a empresa e seu ambiente, ou seja, o Planejamento estratégico é o processo que instrumentaliza a resposta que a organização precisa apresentar ao seu ambiente diante de um contexto de mudanças.

Ele diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.

Além do compromisso de conquistar e reter clientes satisfeitos, as organizações bem sucedidas devem estar sempre prontas a se adaptar a mercados em contínua mudança. O planejamento estratégico orientado ao mercado cumpre exatamente esta função, pois busca manter uma flexibilidade viável de seus objetivos, habilidades e recursos enquanto mantem um compromisso com o lucro, o crescimento e sua missão organizacional. O estabelecimento de um planejamento estratégico de marketing envolve cinco atividades:

* Definição da missão corporativa.
* Análise da situação.
* Formulação de objetivos.
* Formulação de estratégias.
* Implementação, Feedback e controle.

24 comentários:

Unknown disse...

Já que falou em exército! Vamos fazer uma analogia: Mercado = campo de batalha, empresa = batalhão. Obviamente que quem for para a batalha com a estratégia de luta melhor sairá com uma boa vantagem, mas certamente esse não é o único fator relevante sendo que existem muitos outros fatores que fogem ao nosso controle como por exemplo numa guerra onde podemos ter o melhor batalhão mas estaremos em desvantagem se não conhecermos o campo de batalha. As cinco atividades: definição da missão corporativa, análise da situação, formulação de objetivos, formulação de estratégias, implementação, Feedback e controle, eu acredito que sejam os passos iniciais para que se obtenha uma conquista do mercado. Porém não podemos nos esquecer de que não basta conquistar é preciso se manter no mercado.

Unknown disse...
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Unknown disse...

sabidamente o mercado está sempre em constante mudança, para que as empresas consigam acompanhar essas mudanças é preciso ter um planejamento estratégico que leve em conta as necessidades dos clientes e a real situação da empresa para que a implementação das necessidades exigidas pelo mercado seja feito de forma segura e correta.

Unknown disse...

Letícia E. Mayer:
O planejamento estratégico é muito importante para uma empresa. De nada adianta planejar sem ter um foco definido, e é nesse ponto que entra a estratégia.
Após a situação analisada, estabelece-se os objetivos, e a maneira de alcançá-los('estratagema'), aplica-se o que foi planejado e avalia-se o retorno.
Além disso, o controle é fundamental, é preciso ficar em observação, muitas vezes, o meio (mercado) muda, e é preciso estabelecer um novo planejamento estratégico.

Karina Danieli disse...

Planejamento é fundamental para qualquer tomada de decisão de nossa vida. Mas em se tratando do ramo empresarial é imprescindível para obtermos êxito em nossa gestão.
Uma organização com fins lucrativos deve levar em conta todas as variáveis de um mercado globalizado com mudanças tão rápidas acontecendo a cada minuto.
Por isso toda ação que formos realizar deve ser muito bem planejada, mas devemos definir primeiramente: qual é a missão da empresa? Qual o comportamento da empresa para atingir essa missão? Depois precisamos fazer uma análise do ambiente; o que a empresa quer ser para o cliente e para o mercado e o plano operacional. Em resumo, devemos definir nosso objetivo e planejarmos os meios para atingi-lo.

Anônimo disse...

ESTRATÉGIA.

do grego= stratégy
do latin= estrategiae
do bulgaro= Stratkov
do russo= stratchovisk

Brincadeiras à parte, apesar das minhas colegas já terem falado a base do que seria minhas palavras, cabe apenas firmar que: "não só na vida, como nos negócios, necessitamos de uma estratégia bem elaborada e centrada para obtermos sucesso".

Unknown disse...

Realmente, precisamos planejar desde o início, em diversas situações. Mas pra que complicar com palavras difíceis, se a coisa é mais simples do que parece?? Quero comprar uma roupa: como vou fazer para conseguir o dinheiro?? Preciso bolar uma estratégia muito boa (trabalhar, pedir emprestado pro pai....). O mesmo vale para nossa empresa.
Outra coisa: além do planejamento de mercado (o que vou fazer e como vou fazer), acredito que outros planejamentos também precisam ser realizados, como uma análise dos custos e lucros dessa empresa (quanto custou e por quanto eu vou vender); assim, é possível planejar e alocar recursos para que se possa traçar metas mais conscientes. É importante ver que não adianta querer mover mundos e fundos, se eu não tenho dinheiro para fazer isso.
Então, é preciso planejar, ter metas e objetivos conscientes a partir da análise da minha empresa e traçar estratégias para conquistar essas metas. É.... parece simples, mas ficou complexo.... hehehe

Unknown disse...

A evolução dos tempos pede também um planejamento estratégico...hoje sem uma estratégia objetiva não se conquista mercado, pois o consumidor está atendo à empresa mais qualificada e atualizda que lhe ofereça maiores benefícios.

Unknown disse...

Para mim, há duas grandes palavras que definem tudo isso:missão e visão.Missão é a meta, o alvo a ser alcançado.Visão, é como vamos fazer para chegar lá em termos práticos, usando o mesmo conceito de Planejamento estratégico: processo gerencial que permite estabelecer um direcionamento a ser seguido pela organização. A missão da empresa muitas vezes mantêm-se, mas a visão deve estar pronta a se adaptar a um mercado dinâmico.
Daiana L.

Unknown disse...

Acredito que nenhuma pessoa que deseja montar seu próprio negócio já não tenha em mente algumas metas a alcançar e visão de mercado. assim, com o objetivo definido, busca-se as estratégias de como chegar lá, como pessoas qualificadas, materiais adequados, perfil do público alvo, recursos disponíveis, etc. com todos os pontos planejados estratégicamente e acompanhando(controle) as mudanças do mercado frustações futuras serão evitadas.

Unknown disse...

"...o lucro vem, quando a novidade chega antes ao consumidor...." (Pequenas Empresas GRandes Negócios - exemplo de planejamento estratégico)

Unknown disse...

Antes de executar qualquer tarefa com êxito é preciso conceder um tempo para o planejamento. Essa é uma etapa fundamental para que se obtenha sucesso, não é a toa que é a primeira. Uma empresa que não se preocupa previamente com as estratégias e não tem planejado suas ações frente à acontecimentos adversos está , muito provavelmente, fadada ao fracasso.

Marila Marchiori

Unknown disse...
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Unknown disse...

O planejamente estratégico é muito importante em uma empresa em que se leva em conta as necessidades dos consumidores e os reais objetivos a serem alcançados.

KARINE

Francieli disse...

O planejamento estratégico é uma ferramenta muito importante em uma empresa, pois é uma forma de definir objetivos e estabelecer a ordem de importância e prioridade entre eles, além de visar o aumento de interações com os ambientes interno e externo. Uma empresa que utiliza planejamento estratégico obviamente possui maior probabilidade de obter sucesso (e de forma mais rápida) do que a empresa que não planeja, principamente frente à atual competitividade de mercado.

Unknown disse...

Para atingir o mercado consumidor, a indústria necessita de uma estratégia que convença o público alvo de que a aquisição de seu produto é a melhor escolha. Para isso, entra em ação o planejamento estratégico, que tem como objetivo realizar essa função. Ou seja, estabelecer estratégias para convencê-los e planejar como colocar essas idéias em prática. GABRIELA

Unknown disse...

O planejamento estratégico, mais que um documento estático, deve ser visto como um instrumento dinâmico de gestão, que contém decisões antecipadas sobre a linha de atuação a ser seguida pela organização no cumprimento de sua missão.
A capacidade das empresas de ter hoje um desempenho eficaz depende de decisões que foram tomadas no passado. As decisões que tomam hoje de seguir nessa ou naquela direção modelam suas opções no futuro.
Ana Cristina

Unknown disse...

O sucesso de um empresa está direta e intimamente relacionado à forma como esta trabalha e se organiza para atender às necessidades dos consumidores. O planejamento estratégico vem, então, servir de meio para que se alcance a satisfação de ambos os lados da relação empresa-consumidor. Com ele pode-se suprir a carência momentânea de quem consome e gerar o tão famigerado lucro.

Unknown disse...
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Unknown disse...

Todo e qualquer empreendimento que almeja liderança, sucesso e bons resultados deve seguir um bom planejamento. O planejamento envolve organização, especificação, processos de produção, estoque sustentável e adequado ao consumidor da loja, manejo com fornecedores e medidas de controle. No entanto, não adianta planejar sem fazer uso de estratégias uma vez que o mercado se encontra em constantes mudanças. Assim, o planejamento estratégico é vital em uma empresa e faz com que a própria empresa não fique parada no tempo ou acomodada perdendo espaço. A empresa deve estar constantemente inovando, pesquisando novas alternativas e se aliando de estratégias para sobreviver no mundo globalizado e competitivo.
Silvana Peterini Boeira.

Unknown disse...

Fernanda

Creio que o planejamento estratégico é um instrumento de gestão utilizado para alavancar uma empresa, enfatizando a elaboração e aplicação de ações planejadas. A identificação do problema que deve ser feito por meio de uma análise da situação é a condição para definir os objetivos e as metas. Os objetivos refletem as intenções e os resultados esperados e as metas estabelecem quantitativamente os resultados esperados do seu trabalho em um determinado tempo.

Unknown disse...

Estratégia traça direções, e no caso do planejamento estratégico, define o sucesso de uma empresa. Quando a empresa estuda o mercado, as necessidades do cliente e a importância de um produto ou serviço, está garantindo sua sobrevida em relação à concorrência.
Outra variável de peso na estratégia é a flexibilidade de gerenciamento, pois devido às constantes mudanças de mercado, não os mais fortes, mas os mais "vivos" continuam na luta por lucros. A adequação, hoje em dia, é uma das peças chave do planejamento estratégico para a conquista de novos mercados.

Sílvia
silviejuli@yahoo.com.br

Unknown disse...
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Unknown disse...

O planejamento estratégico é fundamental na busca pela conquista de mercado e sucesso. Ele deve ser contínuo e constantemente reavaliado, pois deve estar sempre de acordo com as mudanças que ocorrem, tendo-se controle das necessidades e dos desejos dos consumidores. É na busca da satisfação dos clientes e da conquista de novos clientes que o planejamento deve ser dirigido.