segunda-feira, 7 de abril de 2008

Marketing na Indústria Farmacêutica

Pessoal, lendo o blog do Diego Monteiro, achei algo interessante sobre o futuro do Marketing. Pois bem, como já discutimos em aula, o Marketing na Indústria Farmacêutica é repleto de restrições e é bastante peculiar em relação a outros segmentos de mercado.

O que quero aqui é que leiam esse pequeno texto do Diego sobre alternativas de mídia apenas para reflexão.

Porém, o foco da tarefa em questão é trazer diferentes exemplos práticos sobre Marketing na Indústria Farmacêutica, incluindo suas considerações a repeito, postando tudo isso no comentário.

O Futuro do Marketing

Muitos têm se empolgado com os números que têm apresentado a Mídia Alternativa (é a divulgação em cartões postais em restaurantes e baladas, patrocínio de evento, painel em escada rolante de shopping, até anúncio em vídeos online e etc). E também com o crescimento da Mídia Online (banners e etc).

Muitos analisam o cenário: “Opa que legal mídia online e alternativa será o futuro!”

Eu vejo diferente para mim o cenário é: “Caramba! Não sabemos como fazer marketing e temos que usar um pouco de Midia Online e Midia Alternativa enquanto não descobrimos.”

Para mim o Marketing está indo mais para a apresentação abaixo que achei no Blog do Paul Isakson.

27 comentários:

Unknown disse...

Fernanda:

Prof. Bruno

Não gostei de ter vindo até a universidade para a aula de Administração e descobrir que só teriamos uma tarefa no blog. Até porque ontem por volta da 01h, eu verifiquei o blog e a colega Melina tinha postado recentemente. Da próxima vez que for cancelar a aula presencial, por favor deixe-nos um recado pelo blog mesmo com alguma antecendência...

Qto ao tema proposto:

O marketing na indústria farmacêutica é inescrupuloso. Sabemos que os laboratórios contratam para representantes comerciais administradores, ou pessoas com outra formação que não farmacêuticos para promoverem os medicamentos em consultórios e farmácias. Isso, na minha opinião, é errado. Só nós farmacêuticos sabemos as reais vantagens e desvantagens de cada medicamento e podemos ser mais precisos ao informar ao médico e aos comerciantes. Não acho errado promover um porduto com enfoque nos seus atributos, nem tão pouco o incentivo ao médico para prescrevê-lo e ao comércio para vendê-lo. Só gostaria que isso fosse feito por quem entende de medicamentos e de saúde. Pois se não fosse pelo marketing, as grandes marcas - em que todos nós confiamos - não seriam conhecidas.
Mesmo que para que exercessemos essas funções tivessemos que nos preparar melhor.

Unknown disse...

A guerra econômica entre as industrias farmacêuticas esta acirrada. As grandes empresas estão esmagando suas concorrentes de pequeno porte como um elefante pisando nas formigas, estas transnacionais com seu poder. Na maioria das vezes usam o marketing de forma totalmente errada. Patrocinando médicos em congressos, fornecendo uma ajuda de custos para seus consultórios ou ate mesmo dando-lhes brindes como canetas, camisetas e etc. o marketing deve ser deixado para os profissionais da área e não cabe aos médicos ou farmacêuticos vender a marca das industrias, ou passar para o paciente o medicamento que lhe render a melhor comissão. E sim o que for melhor para o bem estar do paciente.

Unknown disse...

Letícia E. Mayer:

Deve-se ter cuidado com o Marketing na Indústria Farmacêutica.
Pode haver o incentivo ao uso indiscriminado de medicamentos, pois ocorre, pela população em geral, a crença de que os medicamentos são sempre a melhor solução para determinados distúrbios ou doenças, sem a consciência dos possíveis efeitos colaterais e dos riscos que podem causar.
Um exemplo é o uso dos medicamentos, de alto risco, para emagrecer. Em muitos casos esse problema de excesso de peso poderia ser resolvido com mudança de hábitos, dieta, exercícios...
Por fim, na minha opinião o Marketing deveria ser direcionado aos profissionais da área da saúde, e não à população em geral que, na maioria das vezes, é influenciada pelo estímulo ao uso de medicamentos inadequados e em situações impróprias.
(bibliografia consultada: Cuidado com os medicamentos. Ed. UFRGS/UFSC,2004)

Francieli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Assim como na indústria farmacêutica, o marketing é necessário e utilizado em larga escala por vários outros setores seja comercial ou não. Numa farmácia comercial, por exemplo, o marketing vai muito além de panfletos ou outdoors com a propaganda da farmácia, o que na verdade por lei não poderia ser realizado. O convênio da farmácia com médicos e distribuidoras que promovem descontos mais significativos em determinados medicamentos para o consumidor é uma forma de marketing. Além desse exemplo, existem muitas outras formas de promover o empreendimento. No entanto, deve se tomar cuidado para que tal forma de marketing da farmácia ou empresa do ramo não prejudique o consumidor nem agrida de alguma maneira a própria imagem da empresa. As indústrias, farmácias e laboratórios que mais crescem atualmente são as que promovem um marketing discreto, com grande abrangência e com respeito ao consumidor, ganhando consequentemente, credibilidade e confiabilidade.
Silvana Peterini Boeira

Unknown disse...

Fazer marketing quando a questão é remédios é uma tarefa delicada!Apesar da legislação brasileira impor restrições ao anúncio de fármacos, pois somente medicamentos de venda livre poderiam ser teoricamente anunciados, a nossa legislação ainda é pouco severa quando comparada a de outros países.
Acredito que o tal marketing alternativo é uma forma encontrada para driblar as reestrições impostas; o que não deixa de ser errado, é claro! Pois, a maioria da população é leiga quando tratamamos de medicamentos e a propaganda estimula a automedicação!
Dessa forma, como a Fernanda disse a promoção de remédios deve ser feita por quem entende disso!

Unknown disse...

Falar em marketing na indústria farmacêutica é assunto delicado, pois o que mais acontece no mercado é a propaganda,um dos itens englobado pelo marketing. Este "marketing" é feito por pessoas especializadas em vender que não sabem as reais consequencias do uso indiscriminado de medicamentos.Cartazes nas portas das farmácias, medicamentos ao alcançe do consumidor são exemplos que não visam as necessidades desse consumidor, e sim induzem a auto medicação. Por fim,o marketing na industria farmacêutica deve ser feito, como as colegas já comentaram, por pessoas da área da saúde.

Karina Danieli disse...

Há um grande investimento por parte das Indústrias Farmacêuticas em relação ao Marketing. Mas não devemos nos esquecer que medicamento não é um produto comum, pois envolve a saúde do consumidor, podendo até trazer riscos quando utilizado de modo abusivo e muitas vezes sem necessidade. E sabendo que no Brasil a auto-medicação e o uso indiscriminado de medicamentos ocorre, e muito, a propaganda de medicamentos deveria ressaltar além dos efeitos benéficos, também os efeitos colateriais que o uso destes pode trazer, para tentar conscientizar a populaçao. Além disso, o Marketing relacionado a área de saúde deveria ser feito por pessoas treinadas e que tenham conhecimento do assunto.
Karina Danieli

Unknown disse...

Como já se sabe, nos dias de hoje, não só as indústrias farmacêuticas como as de outros ramos têm investido muito em marketing para promoção de seus produtos. Porém, muitas empresas abusam disso chegando a desrespeitar a lei e o próprio consumidor para conseguir vender seus produtos. O marketing é importante em qualquer área, desde que feito de maneira correta, e na indústria farmacêutica é de extrema importância que seja feito por um profissional da área que possa esclarecer à população sobre os usos, efeitos colaterias, sempre buscando o bem estar do consumidor e credibilidade. KARINE DE BONA

Unknown disse...

Medicamento não é uma mercadoria comum! Por isso, as estratégias de marketing devem ser feitas com cautela. O marketing que está sendo feito pelas indústrias farmacêuticas coloca em risco a saúde da população. Para fazer com que os médicos prescrevam um medicamento, as indústrias lhes oferecem bônus, brindes, favores.. enfim, dá pra confiar no médico? dá pra confiar na indústria? Promoções de medicamentos e os slogans criados para certos remédios de venda livre como "tomou Doril a dor sumiu", "é gripe? Benegrip", "Melhoral é melhor e não faz mal", atingem um público não esclarecido, aumentando a automedicação e gerando consequências graves. Tratando-se se um assunto tão importante e delicado, não consigo entender o porquê da ganância ultrapassar a ética, e o porquê da falta de fiscalização.
Ana Cristina

Francieli disse...

Existe um enorme investimento por parte da indústria farmacêutica em marketing. Um exemplo foi a propaganda realizada em cima do Viagra, do laboratório Pfizer. A Pfizer utilizou personalidades famosas na promoção deste medicamento: nos EUA, Bob Dole (conhecido político do partido republicano) foi o garoto-propaganda, enquanto que no Brasil foi Pelé quem exerceu esta função. Este tipo de propaganda em mídias de massa divulga, muitas vezes sem responsabilidade, medicamentos a leigos, que não deveriam receber determinadas informações sem orientação de um profissional da saúde.
Certamente, este excesso de publicidade aliado à falta de informação de parte da população é um dos principais fatores que colocam o Brasil entre os 5 maiores consumidores de medicamentos no mundo, além de gerar índices preocupantes de automedicação no país. Infelizmente, muitos medicamentos continuam sendo anunciados em diversos veículos de comunicação como uma mercadoria qualquer, e sendo vendidos da mesma forma. Medicamentos devem ser utilizados apenas quando necessário e de forma correta, e este tipo de publicidade somente induz a população ao consumo excessivo, desnecessário e muitas vezes inadequado de fármacos.

Unknown disse...

O marketing é importante em todas as áreas, sendo também na indústria farmacêutica. Ninguém vai investir em anos de pesquisa em um medicamento e não querer obter retorno. No entanto, deve-se ter cuidado falando-se de medicamentos. Eles não são produtos para serem vendidos como roupas, que se compra quando se está com vontade. Só devem ser usados quando se está acometido por alguma enfermidade, são necessidades e não bens de consumo. Por exemplo, se eu induzir alguém a compra de uma roupa desnecessária, posso prejudicar sua situação financeira ou sua auto-estima; já no caso de um medicamento, isso pode afetar diretamente sua saúde ou até mesmo lhe custar a vida. Dessa forma o marketing na indústria farmacêutica deve ser direcionado às pessoas que entendem alguma coisa de medicamentos e que terão condições de julgar se o que lhes é informado tem alguma consistência, como aos farmacêuticos, médicos, e não diretamente à população leiga.

Luciane Jezur

Unknown disse...

Fazer propaganda de medicamento é muito complicado. Primeiramente, trata-se de um tema sério, onde trabalha-se com a saúde da população. A indústria farmacêutica jamais poderia usar Marketing para induzir as pessoas a comprarem medicamentos muitas vezes sem uma real necessidade. Nesse caso, o marketing deve ser usado com o fim de mostrar ao povo as vantagens de um medicamento em relação ao outro (sem incentivar o consumo) ou então, no caso de uma indústria farmacêutica, tentar conquistar a confiança e credibilidade do consumidor, garantindo a preferência do consumidor quando este precisar de um medicamento.
Porém, não é isto que vem ocorrendo atualmente. A ganância domina e muitos profissionais acabam fazendo propagandas enganosas aos consumidores.
Creio que pessoas da área da saúde devem possuir ética e realizar o marketing da forma mais discreta possível, evitando que ocorra o uso indiscriminado de medicamentos.

Unknown disse...

Falar de marketing no ramo farmacêutico é muito indignante, é só passar em frente de uma farmácia comercial para perceber a quantidade de propaganda existente dentro dela coladas em suas paredes, outro exemplo mais indignante colocar pessoas famosas fazendo comerciais na televisão sobre medicamentos que dezem ser milagrosos!!!
Não sou contra o marketing, mas acho que deveria ser feitos por pessoas que entendem dos benefícios e dos males dos medicamentos e acima de tudo, por pessoas éticas.

Mariana

Unknown disse...

A indústria farmacêutica tem usado o marketing erroneamente na minha opinião. Usam, muitas vezes, somente para promover vendas sem expor a complexidade que são os efeitos da utilização dos produtos. Farmácoa podem causar efeito graves quando mal utilizados, e pensar somente na venda dos mesmos é grave. Acredito que a propaganda deveria ser realizada por farmacêuticos, por exemplo, que saibam mostrar bem tanto os beneficíos quento as desvantagens e isso, normalmente, é realizado por pessoas que tem mais conhecimento de marketing do que sobre o farmáco em si. Descordo disso, acho que o representante da indústria deveria ter amplo conhecimento nas duas áreas, e ser especializado nisso.

liliane19@gmail.com disse...

Em se tratando de marketing na industria farmacêutica, não se deve só pensar em "fazer prpaganda do medicamento produzido". O marketing pode estar voltado a "promoção da industria em si". Convencer o cliente a preferir um laboratório industrial a outro é uma das funções dessa área da administração. nesse caso propaganda é a alma do negócio. pode parecer um clichê, mas que outra arma as indústrias teriam quando recém formadas? Liliane Touguinha

Mateus Rossato disse...

Não acho errado a realização de marketing por parte de industrias farmaceuticas, até mesmo pelo fato de se tratar de insdustrias e assim sendo, o lucro É o seu principal objetivo. O fato é que este marketing deve ser realizado por profissionais que realmente saibam oque estão promovendo, que saibam fornecer instruções adequadas e responder todas as dúvidas possiveis. Também é necessário que este marketing seja dirigido aos realemnte interessado: médicos, farmácias e distribuidoras. Quando se permite que administradores ou outros tipos de profissionais que não farmaceuticos realizem esse tipo dfunção, falhamos com a ética do farmaceutico, e mais ainda quando a realizamos a um cliente no balcão, que nada ou muito pouco sabe sobre o funcionamento de remédios.

Unknown disse...

Camila Gewehr:
O marketing é uma alternativa de venda para qualquer produto, porém quando se refere a medicamento, o marketing, deve ser encarado com cautela. Todos medicamentos além de trazer benefícios carrega na sua fórmula uma série de substâncias que trazem efeitos colaterais. Um dos motivos mais importantes para a legislação de marketing farmacêutico ser mais rígida deve-se a automedicação, uma pesquisa revela que 50% dos casos de intoxicação medicamentosa ocorre pela automedicação. Tendo em vista esse dado, acredito que o marketing de medicamentos deveria ficar restrita para profissionais da área da saúde e evitar vias alternativas e banners em locais onde a população frequenta e principalmente em farmácias e postos de vendas de medicamentos.

Unknown disse...

Concordo com os colegas quando dizem que a venda e propaganda de medicamentos deve ser realizada por pessoal especializado. A propaganda, porém, deve ser realizda com todo cuidado. Muitas delas, principalmete o marketing online, induzem explicitamente à automedicação. Isso ocorre porque não é feito por um profissional da saúde, que possui conhecimentos sobre os fármacos. Sei que a propaganda é necessária, porém me incomoda muito quando vejo um anúncio de um remédio.

Unknown disse...

Reforçando o comentário da Fernanda, tbm não gostei de ter ido para universidade e nao ter tido aula. Estamos em fase final do curso, com TCC para fazer, além de outras tarefas e achei uma perda de tempo. Além do mais, não estamos acostumados com ensino a distância.

respondendo o tema..
Os fabricantes, em sua maioria, não comercializam seus produtos diretamente aos consumidores finais e sim atraves de intermediários,
organizações independentes, que realizam o que conhecemos como marketing. A tendência que se observa na indústria farmacêutica caminha no sentido de
uma integração entre os segmentos de diagnóstico, medicamentos, planos e serviços que
oferecem assistência a pacientes portadores de uma doença específica, flexibilizando e
adaptando a condução dos negócios e o tratamento dos pacientes. Entretanto, não é o que observamos na realidade, visto que as industrias aproveitam-se das propagandas para visar exclusivamente o lucro, sem pensar no bem-estar da população em geral. Vejo isto como uma atitude totalmente ati-ética por parte de profissionais da saúde.

Luziane

Unknown disse...

Quando se investe na produção e comercialização de fármacos, o lucro é fundamental, proporcionando giro de capital, investimentos em tecnologia e qualidade. Mas sem o marketing a indústria farmacêutica fica estagnada, e de nada adianta os investimentos financeiros. O marketing feito em parceria com os médicos garante boa parte das vendas de medicamentos pelos laboratórios. Ou então quando esses patrocinam congressos e eventos (mídia alternativa) e se valem da internet para divulgação (mídia on line)estão utilizando uma estratégia cada vez mais arraigada no mercado globalizado para obtenção de lucros. Dizer que o marketing na indústria farmacêutica tem de ser mais ameno
é um despropósito atualmente.
Se eu fabricasse medicamentos, com certeza investiria pesado para que eles dominassem o mercado. Afinal, o retorno é o objetivo. A simbiose entre médicos e indústria farmacêutica, tão condenada hoje em dia já existia tempos atrás, mas devido à concorrência, se exaltou. A troca de favores é comum dentro e fora do mercado, e o marketing, nesse caso, apenas se beneficia desta relação.
Em relação às mídias, acredito ser o o presente e não o futuro do marketing. Por hora, está cumprindo o seu papel, possibilitando a concorrência e os lucros das empresas mais especializadas. É o marketing que possibilitará a circulação do medicamento e o lucro da indústria farmacêutica. O que não é visto não é lembrado.

silviejuli@yahoo.com.br

Unknown disse...

Mariel Dourado Alcorte

Marketing na Indústria Farmacêutica envolve aquela constante polêmica: medicamento tem q ser usado em prol da saúde e n do lucro. Da maneira como está, os medicamentos são vistos, promovidos e adquiridos como bens de consumo e incentivam a automedicação e seu uso incorreto q de forma alguma promove a saude. Isso atinge também o valor q o farmaceutico possui dentro de uma farmacia: um balconista vendedor de comprimidos ou um fomentor da saude...
Para direcionar o promoção do bem estar ao invéz do lucro, o caminho deveria ser o direcionamento de profissionais da saúde no estudo do mercado. assim esses proficssionais valorizariam mais a saúde q outros ,q hj estão atuando.

Unknown disse...

O Marketing em Indústria Farmacêutica é algo que deveria obedecer critérios mais severos, pois trata-se da saúde das pessoas e quando isso está envolvido os beneficios pariculares deveriam ser repensados...Esses beneficios que incluem viagens e presentes absurdos é o que faz com que num consultório médico os revendedores de medicamentos sejam atendidos antes que qualquer paciente!é esse marketing que faz com que médico digam aos pacientes que genérico não funciona ou que não receitem medicamentos que possuam o genérico com preço mais acessível.Esse marketing feito em cima da saúde das pessoas não deveria ser feito..

Anônimo disse...

Penso que na aréa comecial, o marketing é de estrema importância, e deve ser explorado de todas as formas. Fica dificil para nossa ética ter que conviver com esse tipo de coisas que acontecem, como ja foi citado pelos colegas. Cabe a nós, profissionais, saber dosar da maneira correta, evitando prejudicar a saude do publico, mas tbm não deixar de vender ou perder clientes!

Unknown disse...

O marketing na indústria farmacêutica, quando voltado ao consumidor, deveria ter como principal objetivo a divulgação da qualidade de uma marca e não a promoção de um determinado medicamento. Quando se anuncia a ação benéfica do produto, se induz a prática da auto medicação. Esta, por sua vez, é completamente errônea pois, na maioria dos casos, o consumidor não tem conhecimento suficiente sobre o que está ingerindo e se realmente a sua escolha é a mais acertada para o seu caso clínico. Esse ato pode ter conseqüências graves, levando até mesmo a morte. O que uma indústria poderia fazer era dirigir o marketing de um produto específico para os médicos e farmacêuticos, já que investiu na pesquisa e desenvolvimento deste.

Unknown disse...

Para a população em geral, a propaganda deve ser feita em favor da indústria em si, mostrando a qualidade do produto fabricado, enfatizando confiança que o consumidor pode depositar nela, o preço mais razoável, etc.
O marketing não deve estar voltado para o medicamento, pois isso pode levar a automedicação, o que vai contra o nosso trabalho de profissional da saúde.

Já para os médicos, as estratégias de marketing usadas dão resultado para a indústria, mas podem não ser a melhor opção para o paciente.

Melina.

Unknown disse...

Falar em marketing é se referir ás diversas ações que uma empresa executa com o objetivo de incrementar seus lucros atraindo novos clientes. Tendo em vista que a maioria das indústrais farmacêuticas oferece produtos com qualidade, as estratégias de marketing são essencias no momento da conquista do cliente.
Entretanto deve-se agir com cautela em relação a promoção de certos medicamentos, tais como: ansiolíticos, anorexígenos etc... pois incentivar a prescrição desses fármacos através de benefícios á clínicos vai de encontro á boas práticas da medicina, uma vez que essas drogas podem causar dependência física,psíquica e tolerância.
Acredito que cartazes, outdoors e panfletos não são muito eficientes na função de induzir a compra se ao chegarem na farmácia, os consumidores se depararem com atendentes e farmacêuticos que têm interesse em vender medicamentos de outro laboratório.


Marila Marchiori