segunda-feira, 28 de abril de 2008

Planejamento

Nas próximas aulas, após a prova, estaremos falando sobre planejamento, portanto, na primeira aula após a prova, vocês têm de ter lido esse post e comentado para poder embasar nossa discussão.

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

Algumas de nossas ações necessitam de planejamento, mas muitas não. Em nossas atividades diárias, estamos sempre agindo, e antecipamos os resultados de nossas ações, mesmo que não estejamos completamente cientes dessa antecipação. Mas agimos com muito mais freqüência do que planejamos, explicitamente, nossas ações: poucas vezes temos consciência de estarmos executando um processo de deliberação antes da ação. Assim que tomamos conhecimento de uma ação, ou quando executamos comportamentos bem treinados para os quais possuímos planos previamente armazenados, ou quando o curso de uma ação pode ser livremente adaptado enquanto ela estiver sendo executada, então, geralmente agimos e adaptamos nossas ações sem planejá-las explicitamente.

Uma atividade premeditada exige deliberação quando se volta para novas situações ou tarefas e objetivos complexos ou quando conta com ações menos familiares. O planejamento também é necessário quando a adaptação das ações é coagida, por exemplo, por um ambiente crítico envolvendo alto risco ou alto custo, por uma atividade em parceria com mais alguém, ou por uma atividade que necessite estar sincronizada com um sistema dinâmico. Uma vez que o planejamento é um processo muito complicado, que consome muito tempo e dinheiro, recorremos ao planejamento apenas quando é realmente necessário ou quando a relação custo X benefício nos obriga a planejar. Além disso, geralmente, procuramos somente planos bons e viáveis ao invés de planos ótimos.

É importante que o planejamento seja entendido como um processo cíclico e prático das determinações do plano, o que lhe garante continuidade, havendo uma constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções, lhe conferindo assim dinamismo, baseado na multidisciplinaridade, interatividade, num processo contínuo de tomada de decisões.

16 comentários:

Unknown disse...

Sem dúvida o planejameto é uma ferramenta muito importante em qualquer empresa. Pois, seja numa farmácia, industria de medicamentos, ou qualquer outro negócio se não fizermos uma previsão de que materias devem ser comprados, suas quantidades, e em que momento adquirilos, geraremos problemas de fluxo de caixa.
Realmente acredito que o planejamento seja muito intrínseco de nós, sendo que muitas veses o fazemos de forma inconsiente. Porém, levando em conta o fato de que numa empresa tudo gera em função da relação custo-benefício e do lucro, é relevante que se leve em conta a real necessidade de se fazer tal planejamento.

Unknown disse...

"É melhor prevenir do que remediar." Esse ditado popular embora muito antigo nem sempre é seguido.A maioria das empresas preferem a execução de planos fáceis que dêem um retorno a curto prazo. O planejamento mesmo sendo importante torna - se inviável por exigir um alto custo e um longo período de tempo.

Unknown disse...

Letícia E. Mayer
O planejamento permite, muitas vezes, avaliar se há falhas no processo, observar se o 'caminho' seguido é adequado, se a ação trará benefícios...
Ao meu ver o planejamento anda junto com a organização e ao planejar evita-se futuras frustrações...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O planejamento é algo fundamental em qualquer negócio, pois é através dele que podemos analisar perspectivas, evitar ações inadequadas...Isso reflete na indústria farmacêutica em medicamentos elaborados com um bom mercado já formado, atendendo as necessidades do consumidor e evita despesas desnecessárias quando ja se tem um objetivo formado.
Alyssara

Unknown disse...

O planejamento dentro de uma empresa precisa ser constante para que o negócio planejado não acabe mal.após colocação no mercado, é preciso planejar como se manter nesse mercado, com inovações, benefícios aos clientes etc.o planejamento já tornou-se um hábito em nossa vida, mas em uma empresa ele precisa ser muito bem estudado juntamente com os recursos financeiros disponíveis, pois se esses dois pontos não andarem juntos, todo planejamento se torna inviável.

Unknown disse...

Planejamento dentro de uma indústria, laboratório, ou farmácia comercial é o primeiro passo para qualquer enpreendimento não falir. É imprescindível crescer sem planejamento.

Mariana

Unknown disse...

o planejamento é essencial em qualquer área que se queira progredir, inclusive na farmacêutica. Com ele busca-se organização, benefícios e satisfação do consumidor.Porém, em alguns casos se torna impraticável em função de custos, disponibilidade de tempo, entre outros. KARINE

Francieli disse...

Embora o planejamento exija tempo, ele é fundamental para evitar problemas durante a execução do projeto, visando diminuir a necessidade de alterações durante seu andamento.

Karina Danieli disse...

"O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes" - Peter Drucker
Em todas as empresas, inclusive no ramo farmacêutico, o planejamento das atividades a serem efetuadas é imprescindível para alcançar objetivo proposto. Karina

Unknown disse...

O planejamento é realmente um dos passos principais para se realizar um projeto, seja em uma indústria farmacêutica ou em qualquer área. É através dele que podemos analisar se um projeto é viável em termos de custos, se possuimos estrutura para realizá-los, os benefícios que podem trazer se realizados...Tudo isso nos permite diminuir trabalho e custos, pois se iniciarmos um projeto e percebermos no meio que é invíavel, perde-se tempo e dinheiro. GABRIELA

Unknown disse...

Planejamento é um conjunto de ações para tornar real um objetivo futuro, para que as decisões possam ser tomadas com antecipação. Um planejamento bem feito garante a resolução de problemas com antecedência e também garante a satisfação do cliente. É importante dedicar-se ao planejamento para evitar possíveis prejuízos na empresa.
Ana Cristina

Unknown disse...

O planejamento é a forma correta de se arquitetar um trabalho para que este possa ser posto em prática futuramente. Ele impede possíveis complicações e garante o o sucesso almejado.

Unknown disse...

Como em um ensaio laboratorial, onde tudo deve ser minuciosamente planejado, o planejameto em uma empresa é fundamental e reflete o sucesso da mesma. No entanto, como o planejamento é muito caro muitas empresas não o fazem e acabam perdendo mercado e até mesmo falindo. Assim, como o planejamnto é um conjunto de medidas que beneficia, torna a empresa mais preparada para possíveis problemas e mudanças no mercado, deve ser realizado.Lembrem-se,o que é barato, sai caro. É preciso investir(planejamento) para colher lucros.
Silvana P. Boeira.

Unknown disse...

Planejar é traçar estratégias que beneficiem da forma mais fácil e segura os investimentos de uma empresa. Quando essa investe no planejamento, está prevenindo incômodos futuros. A empresa que se preocupa com seu planejamento possui perspectivas de futuro, e, com certeza, prevê infortúnios e sucessos.

Sílvia
silviejuli@yahoo.com.br

Unknown disse...

Planejar é definir as reais metas que se pretende atingir, sejam elas a curto ou a longo prazo. E para serem concretizadas estas metas, deve-se ter em mente um planejamento desde o princípio do negócio, com estratégias para encarar e superar possíveis dificuldades, conquistando mercado e obtendo sucesso contínuo no empreendimento.